+ 55 (21) 2629-9867 secretaria.spd.est@id.uff.br

>> Disciplinas Obrigatórias

Atividades Programadas I
Participação em pelo menos 05 grupos de pesquisa diferentes liderado por docentes permanentes do PPGAd entre os 08 encontros previstos. A avaliação se dará em termos do número de presenças e participações.
Atividades Programadas II
Participação no grupo de pesquisa liderado por um potencial orientador(a). Participação e realização das tarefas determinadas aos membros do grupo.
Atividades Programadas III
Participação em um grupo de pesquisa liderado pelo seu orientador(a) que deverá orientá-lo(a) na elaboração do projeto de dissertação que deverá ser defendido no prazo de acordo com o prazo previsto no Regimento do Programa. A avaliação será de acordo com a qualidade das tarefas realizadas, presença e participação no grupo de pesquisa. Caso o discente decida participar em mais de um grupo de pesquisa poderá fazê-lo desde com a anuência do seu orientador e desde que tal participação não atrapalhe no grupo de pesquisa principal.
Atividades Programadas IV
Participação em um grupo de pesquisa liderado pelo seu orientador(a) que deverá orientá-lo(a) no contínuo desenvolvimento do projeto de dissertação de modo que o discente realizar a defesa de qualificação da dissertação no prazo previsto no Regimento do Programa. A avaliação será de acordo com a qualidade das tarefas realizadas, presença e participação no grupo de pesquisa. Caso o discente decida participar em mais de um grupo de pesquisa poderá fazê-lo desde que em acordo com seu orientador e desde que tal participação não atrapalhe no grupo de pesquisa principal
Atividades Programadas V
Participação em grupo de pesquisa liderado pelo orientador(a) que o(a) conduzirá no desenvolvimento do trabalho apresentado na defesa do projeto incorporando as sugestões de melhoria e exigência da banca de forma a conduzi-lo(a) à defesa de qualificação da sua dissertação de acordo com prazo previsto no Regimento do Programa. A avaliação será de acordo com a qualidade das tarefas realizadas, presença e participação no grupo de pesquisa. Caso o discente decida participar em mais de um grupo de pesquisa poderá fazê-lo desde que em acordo com seu orientador e desde que tal participação não atrapalhe no grupo de pesquisa que escolher como principal.
Atividades Programadas VI
Participação em um grupo de pesquisa liderado pelo seu orientador(a) que o conduzirá no sentido de desenvolver o trabalho apresentado na defesa de qualificação da sua dissertação considerando as sugestões de melhoria e exigências da Banca e que assim o(a) conduzirá à defesa de dissertação no prazo previsto no Regimento do Programa. A avaliação será de acordo com a qualidade das tarefas realizadas, presença e participação no grupo de pesquisa. Caso o discente decida participar em mais de um grupo de pesquisa poderá fazê-lo desde que em acordo com seu orientador e desde que tal participação não atrapalhe no grupo de pesquisa que escolher como principal.
Atividades Programadas VII
Participação em um grupo de pesquisa liderado pelo orientador(a) que o(a) conduzirá  para a realização da defesa de sua dissertação de acordo com o prazo previsto no Regimento do Programa. A avaliação será de acordo com a qualidade das tarefas realizadas, presença e participação no grupo de pesquisa. Caso o discente decida participar em mais de um grupo de pesquisa poderá fazê-lo desde que em acordo com seu orientador e desde que tal participação não atrapalhe no grupo de pesquisa que escolher como principal
Disciplina de Produção Bibliográfica
Ao longo do segundo ano do curso, o discente em co-autoria com seu orientador deverá elaborar trabalho ou artigo acadêmico a ser submetido respectivamente à evento acadêmico qualificado ou à revista acadêmica qualificada (QUALIS da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo). A nota será atribuída pelo orientador de acordo com o esforço do discentes, qualidade do veículo de publicação e qualidade do trabalho em si.
Docência do Ensino Superior I (Somente para Bolsistas)
Fundamentos da Sociedade Moderna. Fundamentos da Educação Superior. Didática e planejamento de ensino. Educação e TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação. O processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. A centralidade da avaliação em suas diferentes dimensões: avaliação da aprendizagem, do trabalho pedagógico e institucional.
Docência do Ensino Superior II (Somente para Bolsistas)
Fundamentos da Sociedade Moderna. Fundamentos da Educação Superior. Didática e planejamento de ensino. Educação e TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação. O processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. A centralidade da avaliação em suas diferentes dimensões: avaliação da aprendizagem, do trabalho pedagógico e institucional.
Metodologia do Ensino Superior (Somente para Bolsistas)
Fundamentos da Sociedade Moderna. Fundamentos da Educação Superior. Didática e planejamento de ensino. Educação e TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação. O processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. A centralidade da avaliação em suas diferentes dimensões: avaliação da aprendizagem, do trabalho pedagógico e institucional. .
Métodos Qualitativos aplicados à Administração I
Introdução à pesquisa científica e à pesquisa qualitativa. Princípios da epistemologia e o campo organizacional. Desenhos e estratégias de pesquisa qualitativas. Características essenciais para uma pesquisa qualitativa em Administração. Pesquisa etnográfica.
Métodos Qualitativosaplicados à Administração II
O método do Estudo de Caso. A Pesquisa-Ação. GroundedTheory. Pesquisa comparativa. A Análise de Conteúdo. A Análise de Discurso.
Métodos Quantitativos aplicados à Administração I
Estatística e Variação, Dados, Levantamentos e Amostragem, Descrevendo Dados Categóricos, Aleatoriedade e Probabilidade, Descrevendo Dados Quantitativos, Diagramas de Dispersão e Correlação, Regressão Linear.
Métodos Quantitativosaplicados à Administração II
Distribuições Amostrais e o Modelo Normal, Intervalos de Confiança para Proporções, Testando Hipóteses sobre Proporções, Intervalos de Confiança e Testes de Hipóteses para Médias, Comparando Duas Médias, Amostras Pareadas e Blocos, Inferências para Frequências.
Orientação I
Orientação do projeto de dissertação, aprofundamento do referencial teórico, da contextualização, metodologia e desenvolvimento seguindo as exigências e melhoria exigidas pela Banca de defesa de projeto.
Orientação II
Orientação do projeto de dissertação, aprofundamento do referencial teórico, da contextualização, metodologia e desenho do piloto e desenvolvimento seguindo as exigências e melhoria exigidas pela Banca de defesa de projeto com o objetivo de realizar a defesa de qualificação
Orientação III
Realização do experimento ou da pesquisa de campo de acordo com a metodologia e os resultados do piloto incorporando as exigências e sugestões de melhoria exigidas pela Banca de defesa de qualificação.
Orientação IV
Relato dos resultados obtidos e análise de acordo com os conceitos operacionais definidos a partir do referencial teórico e da metodologia utilizada, escrita das conclusões e preparação para a realização da Banca de defesa de dissertação.
Pensamento Social Brasileiro I
O ‘Espaço-Dinâmica Organizacional’: dimensões de análise, vetor dinamizador e estratégia. O fato administrativo como fenômeno histórico, político e lócus de produção e reprodução do simbólico no seu universo social. As Interpretações do Brasil como referência teórica na análise organizacional: patriarcalismo, patrimonialismo, autoritarismo, coronelismo em uma sociedade partida?
Seminários de Pesquisa I
Estudo de aspectos metodológicos e linguísticos relacionados ao texto acadêmico. Organização do relato de pesquisa no formato de dissertação. Métodos e Técnicas de organização da dissertação. Pesquisa de artigos científicos em bases de dados recomendadas por meio de softwares de apoio (RSS, google, googlescholar, CAFÉ-UFF, e etc.). Realizar dinâmicas e oficinas de prática de leitura e de escrita aplicando os conceitos teóricos, leitura e análise crítica de artigos publicados em revistas renomadas.
Seminários de Pesquisa II
Estudo de aspectos metodológicos e linguísticos relacionados ao texto acadêmico. Organização do relato de pesquisa no formato de artigo científico. Métodos e Técnicas de organização de artigos científicos a partir de revistas acadêmicas. Compreensão dos parâmetros de qualidade e formatação de artigos. Pesquisa de artigos científicos em bases de dados recomendadas por meio de softwares de apoio (RSS, google, googlescholar, CAFÉ-UFF,  e etc.). Realizar dinâmicas e oficinas de prática de leitura e de escrita aplicando os conceitos teóricos, leitura e análise crítica de artigos publicados em revistas renomadas.
Seminários de Pesquisa III
Organização e realização de palestras com apresentação de resultados de pesquisa feitas por docentes, discentes, pesquisadores do PPGAd e de outros PPGs da UFF e de outras IES da área de Administração Pública, de Empresas, Contabilidade e Turismo da CAPES ou de outras áreas afins.
Seminários de Pesquisa IV
Organização e realização de palestras com apresentação de resultados de pesquisa feitas por docentes, discentes, pesquisadores do PPGAd e de outros PPGs da UFF e de outras IES da área de Administração Pública, de Empresas, Contabilidade e Turismo da CAPES ou de outras áreas afins.
Teoria das Organizações I
Bases econômicas, filosóficas, antropológicas e políticas da administração moderna. Organizações e instituições. Administração, suas formas fundamentais – privada e pública – suas funções estruturais e administrativas. Teorias fundacionais da administração.
Teoria das Organizações II
Desenvolvimento do capitalismo pós-segunda grande guerra e a emergência das teorias globais e sistêmicas.Crise dos anos 1970 e sua repercussão teórica: inovação, nova base técnica, reestruturação do Estado, nova regulação. Administração consensual.
Administração de Operações e Logística
Aspectos Introdutórios da Disciplina. O conceito de logística: da visão tradicional à visão moderna. O papel da logística nas empresas. Logística integrada e Cadeia Total de Suprimento. Seleção de Indicadores-chave. O Conceito de Custo Total Mínimo. Interface Logística e Marketing. Canais de distribuição. Nível de serviço. Aspectos financeiros relacionados a estoques. Implicações na imobilização de capital de giro das empresas. Modelos de decisão no gerenciamento de estoques. Análise ABC. Previsão de demanda. Dimensionamento de Estoques. Estoque de Segurança. Análise da demanda por transporte. Otimização de sistemas de transporte. Seleção de veículos. Roteirização e programação de viagens. Medidas de desempenho e produtividade. Introdução à Programação Linear. Simulação de Cenários em Logística.
Introdução às Finanças Corporativas
Fundamentos de Matemática Financeira. Avaliação de Projetos de Investimento. Risco e retorno do ativo e da carteira.  Demonstrações financeiras e Alavancagem.
Pensamento Estratégico
Compreender as várias explicações de como a cognição humana ocorre. Estudar os aspectos cognitivos e como os mesmos influenciam na aprendizagem e na tomada de decisão. Considerando-se as possíveis formas de cognição humana como as sociedades, as organizações e os indivíduos determinam espaços de possibilidade de estratégias possíveis. Visão das várias ferramentas e escolas de estratégia e a evolução do pensamento estratégico crítico na área. Revisão teórica dos elementos básicos do pensamento clássico de Administração Estratégica. Análise crítica das estratégias erráticas em estratégias empresariais. Pensamento estratégico brasileiro discutido por temas como gestão contemporânea, empreendedorismo, cooperação e competição, competências e fatores de sucesso, internacionalização, vantagem competitiva e teoria de recursos e suas implicações na Administração em geral e na Administração Estratégica, especificamente.
Administração Pública I
Política e Administração. Estado, governo e administração pública. Estado e burocracia. Administração enquanto campo de saber e disciplina autônoma.  Evolução histórica do conhecimento no campo. Os primórdios. O Estado administrativo. A virada racionalista. O estudo das Políticas Públicas. A Nova Administração Pública. A Nova Gestão Pública. Tendências recentes.
Estado, Mercado e Sociedade Civil I
As relações entre Estado, mercado e sociedade civil. Poder e política, governo e Estado. As principais formas de poder, de Estado e de sistemas políticos. As novas configurações das relações entre o Estado, o mercado  e a sociedade civil.
Pensamento Social Brasileiro II
O ‘Espaço-Dinâmica Organizacional’: dimensões de análise, vetor dinamizador e estratégia. O fato administrativo como fenômeno histórico, político e lócus de produção e reprodução do simbólico no seu universo social. As Interpretações do Brasil como referência teórica na análise organizacional: patriarcalismo, patrimonialismo, autoritarismo, coronelismo em uma sociedade partida?

 

 

>>Optativas EOS

Administração e Marxismo
Leituras fundamentais e auxiliares para a compreensão marxista do fenômeno administrativo.
Administração Pública II
Evolução histórica dos modelos de administração praticados no Brasil; o governo e o setor privado; Administração no Brasil Moderno; o Jeitinho brasileiro e as Organizações nacionais: a organização como manifestação cultural de um povo; desafios e tendências contemporâneas.
Administração Pública Contemporânea
Evolução histórica dos modelos de administração praticados no Brasil; o governo e o setor privado; Administração no Brasil Moderno; o Jeitinho brasileiro e as Organizações nacionais: a organização como manifestação cultural de um povo; desafios e tendências contemporâneas.
Dinâmica Comportamental no Setor Público
Seleção e socialização no setor público. Motivação, Liderança e Comunicação em Organizações Públicas. Desempenho, avaliação e remuneração. Nova geração de servidores públicos: valores, expectativas e comportamentos. Ética no Serviço Público.
Economia Solidária
Conceitos de economia solidária, autogestão e cooperativismo. Políticas públicas em economia solidária. Formação em economia solidária. Empreendimentos solidários: prestação de serviços, comercialização, legalização. Finanças solidárias. Incubadoras e projetos de extensão.
Estado, Mercado e Sociedade Civil II
Abordagem crítica dos acontecimentos contemporâneos da administração pública, do Estado e da sociedade civil.
Estudos Críticos Organizacionais e Psicodinâmica do Trabalho
Panorama dos estudos críticos organizacionais na contemporaneidade. O atual contexto do chamado mundo do trabalho. Fundamentos da Psicodinâmica e Clínica do Trabalho como teoria e como método de intervenção.
Gestão Social
Gestão social: conceitos e paradigmas. Educação popular como pedagogia para capacitação de comunidades. Metodologia da pesquisa-ação. Tecnologia social. Gestão comunitária: elaboração, administração e avaliação de projetos comunitários; captação de recursos para projetos comunitários.
História e Memória das Organizações
O estatuto epistemológico da história, entre a ciência e a narratividade; A nova história política e a incorporação da memória; História, memória e identidades organizacionais;  Fontes e recursos metodológicos para uma administração em perspectiva histórica;  Memória e história na era digital.
Intelectuais e Espaço público: ideias, políticas, instituições.
Intelectuais: conceito e tipologia; Matrizes e matizes da história intelectual; Modernidade e espaço público; Intelectuais como organizadores culturais; Intelectuais como operadores do Estado; Engajamentos, recusas e exílios; Intelectuais e administração; O caso brasileiro: “dialética localismo/cosmopolitismo”.
Mundo do Trabalho e Exclusão.
Capitalismo e Pobreza. Integração e marginalidade. Desemprego e marginalidade. Marginalidade social e marginalidade psicológica. Etiquetagem e estigma. Marginalidade como problema de integração do sistema: Falta de integração; integração (estudo sobre integração de favelados, migrantes, etc.). Marginalidade como forma de absorção pelo mercado de trabalho: relação entre as noções de proletaríado-lumpen e marginal.
Sociologia do Trabalho e das Organizações
Sociologias aplicadas. Objeto e métodos da Sociologia do Trabalho e das Organizações. As principais correntes e conceitos. Paradigmas. A pré-teoria da burocracia. Organização e burocracia. Os clássicos americanos. A Teoria de Sistemas II.  Instituições. Poder como base da análise organizacional. As perspectivas em torno das noções de identidade, cultura e ideologia. As abordagens psicossociológicas. Teoria da inovação e da tradução. Escola das Convenções. Estudos críticos e pós-coloniais.
Teoria de Processos Políticos
Estágios heurísticos (Jones e DeLeon); Quadro de políticas comparativas do Estado (Hofferbert e Dye); Escolha racional institucional (Ostrom, Scholz, Scharpf); Equilíbrio pontuado (Baumgartner e Jones); Múltiplos fluxos (Kingdon e Zahariadis); Estrutura de coalizão de defesa (Sabatier e Jenkins-Smith); Abordagens de difusão de políticas (Berry e Berry); Construção Social e Design de Políticas (Schneider e Ingram).
Tópicos Especiais em “Estado, Organizações e Sociedade”
Tópicos atualizados na linha de pesquisa “Estado, Organizações e Sociedade” diferentes das disciplinas já definidas na estrutura curricular do curso.
Tópicos Especiais em Administração: Trabalho, Subjetividade e Contemporaniedade
Trabalho na contemporaneidade. Patologias contemporâneas decorrentes do trabalhar. Violência psicológica no trabalho. Práticas de gestão que promovam saúde e emancipação. Narrativas de trabalhadores em sofrimento/adoecimento no trabalho: implicações da gestão.
Violência e Segurança Pública
O conceito de violência: disputas e dilemas. Conceitos de segurança e prevenção ao crime. Políticas de Segurança Pública no Brasil. Instituições de segurança pública. Modelos de Policiamento. Segurança Pública e Direitos Humanos. Mídia e violência. As favelas como territórios de violência e o programa das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs).

 

>>Optativas Administração Brasilera

Administração Ambiental
Aspectos introdutórios da disciplina. Desenvolvimento sustentável. Noções de impactos ambientais e Avaliação de impactos ambientais. Economia de Meio Ambiente. Economia do Aquecimento global. Legislação ambiental ordinária. Licenciamento ambiental. Sistema de Administração Ambiental. Análise de Riscos Ambientais. Políticas Ambientais. Políticas de inclusão social. Industrialização, desenvolvimento tecnológico e meio ambiente. Sustentabilidade ambiental empresarial. Valoração econômica ambiental. Economia dos recursos naturais. Padrões de consumo de energia. Uso de fontes alternativas de energia. O Princípio Poluidor-Pagador. Sustentabilidade socioambiental. Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental e Ética nos Negócios.
Administração da Inovação
Principais conceitos em inovação. Tipos de inovação. Capacidade de absorção tecnológica; Sistemas de inovação. Aprendizado tecnológico; Trajetória de aprendizado. O ambiente de inovação e a hélice tríplice. Caminhos que levam a Hélice Tríplice. A universidade empreendedora. A evolução da empresa. O papel do governo. A inovação regional. A tecnópolis da Hélice Tríplice. A incubação da inovação. O financiamento da inovação. Ferramentas para gestão da inovação. Técnicas para gestão do conhecimento. Inteligência de mercado. Técnicas de networking e cooperação. Gestão de recursos humanos. Técnicas de aumento da criatividade. Gestão de processos. Gestão de projetos inovadores. Design management. Técnicas para a criação de novos negócios
Administração de Marketing
Reflexão sobre a evolução do pensamento de marketing e seus principais conceitos. Visão geral do marketing e sua função nas organizações. O marketing e a sociedade. O composto de marketing: produto, apreçamento, canais de distribuição e comunicação integrada de marketing. Comportamento do Consumidor. Marketing de serviços. Marketing de experiência e de relacionamento. O Marketing na era digital. Ética, Responsabilidade Social e Marketing.
Administração de Pessoas e Comportamento Organizacional I
O comportamento organizacional e sua relação com a produtividade. Principais fundamentos do comportamento organizacional e seus impactos na gestão de pessoas. A evolução da gestão de pessoas: da tradicional administração de pessoal à gestão estratégica. Educação corporativa e o desenvolvimento de competências e produção do conhecimento. Meritocracia: consistências e inconsistências. A gestão estratégica dos resultados e do desempenho. Perspectivas da gestão de carreiras nas organizações.
Administração de Pessoas e Comportamento Organizacional II
Comprometimento e trabalho. Desafios e perspectivas para o trabalho na contemporaneidade. Impactos da Inteligência Artificial nos comportamentos e na administração.  Suporte organizacional e qualidade de vida no trabalho. Administração de pessoas e assédio moral nas organizações. Relações de trabalho: desafios contemporâneos. Novas pesquisas em comportamento organizacional.
Ciência dos Dados I
Estudo do conceito histórico de Ciência de Dados, visando apoiar o monitoramento, o alinhamento e a integração das diversas estratégicas e sistemas de informações empresariais através do uso de técnicas e métodos de identificação, coleta, armazenamento, análise, decisão e implantação de tecnologias da informação para apoio à melhoria do processo de tomada de decisão e vantagem competitiva. Visão de Negócios de Ciência de Dados. Visualização de Dados. Pensamento Analítico de Dados. Modelagem Descritiva.
Ciência dos Dados II
Aprofundamento do estudo do conceito histórico de Ciência de Dados, visando apoiar o monitoramento, o alinhamento e a integração das diversas estratégicas e sistemas de informações empresariais através do uso de técnicas e métodos de identificação, coleta, armazenamento, análise, decisão e implantação de tecnologias da informação para apoio à melhoria do processo de tomada de decisão e vantagem competitiva. Modelagem Prescritiva e Modelagem de Cenários.
Complexidade e Administração
Teoria dos Sistemas. Visão histórica: da Biologia à Cibernética até as Ciências Sociais. Analogias, representação, modelagem. Os sistemas como ferramenta para a compreensão da complexidade do entorno social, conceituação de Simon, Maturana e Varela, Luhman entre outros. Tipos de Sistemas na Administração: Sistemas de Informação, Sistemas Logísticos, Sistemas de Controle e Avaliação, Sistemas de Decisão “Inteligentes” e etc. O papel estratégico desses tipos de sistemas nas empresas. Estratégias empresariais para obtenção de vantagem competitiva em diferentes sistemas de organização: novos modelos de negócios. Aplicações organizacionais, sistemas de inovação, planejamento diferentes tipos de sistemas, reestruturação de processos e empresas (empresas em rede, empresas virtuais), gestão do conhecimento, sistemas de apoio à decisão e sistemas inteligentes. Questões relacionadas à ética.
Comportamento do Consumidor
Principais conceitos sobre o Comportamento do Consumidor. As contribuições das áreas de antropologia, economia, sociologia e psicologia. Cultura e consumo. Estudos do consumo. Atitude e tomada de decisão do consumidor. Influências no comportamento do consumidor. Motivação e Valores do consumidor. O consumidor e o eu estendido. O comprador organizacional. Tendências no estudo do comportamento do consumidor. Consumo e anticonsumo. O consumidor na era digital.
Contabilidade para a Tomada de Decisão
Noções Elementares de Contabilidade. Contabilidade Gerencial versus Contabilidade Financeira; sistemas de custos por ordem; sistemas de custos por processo; comportamento de custos e análise de custo-volume-lucro; custeio variável e por absorção; margem de contribuição; orçamento; análise de desempenho e custo-padrão; estrutura organizacional: centralização versus descentralização; preços de transferência; análise diferencial e precificação; análise de investimento de capital; custeio baseado em atividades; gestão de estratégica de custos; indicadores de controle e gestão; novas ferramentas de gestão; e fatores comportamentais da Contabilidade Gerencial. Contabilidade Diretiva.
Derivativos
Ativos base e ativos derivativos. Mercado futuro e a termo. Mercados de opções. Opções Reais. As origens, história, tendências e o futuro.
Econometria
Estatística e Probabilidade. Inferência Estatística. Regressão Linear Simples e Múltipla. Multicolineriedade, Heterocedaticidade e Autocorrelação. Modelagem Econométrica. Regressão com Dados em Painel.
Economia de Empresas
Análise e características dos mercados. Produção e custos. Tempo e incerteza. Poder de mercado. Teoria dos jogos e estratégia competitiva. Preços de transferência e integração vertical. Incentivos e informação: problemas do principal e do agente, acaso moral, seleção adversa, mercado com informação assimétrica e sinalização. Relação do contexto de agência para a empresa: análise e controle dos custos de agência. O vínculo da teoria da Administração com a nova Economia Institucional. Algumas noções de Economia Comportamental.
Empreendedorismo
A disciplina se divide em três blocos: a) principais conceitos em inovação; b) o ambiente de inovação, e c) a hélice tríplice; Ferramentas para gestão da inovação. Principais conceitos em inovação:  tipos de inovação; capacidade de absorção tecnológica; sistemas de inovação; aprendizado tecnológico e trajetória de aprendizado. O ambiente de inovação e a hélice tríplice: os caminhos que levam a Hélice Tríplice, a universidade empreendedora, b) a evolução da empresa, c) o papel do governo, d) a inovação regional, e) a tecnópolis da Hélice Tríplice, f) a incubação da inovação e g) o financiamento da inovação. Finalmente, Ferramentas para gestão da inovação: técnicas para gestão do conhecimento, inteligência de mercado, Técnicas de networking e cooperação, gestão de recursos humanos, écnicas de aumento da criatividade, gestão de processos, gestão de projetos inovadores,  design management e técnicas para a criação de novos negócios
Estratégias de Melhorias da Administração
Implementação de estratégias de melhoria da gestão nas empresas; Modelos e metodologias de implementação de estratégias corporativas; Modelo Neves de Implementação de Estratégias Corporativas; O Planejamento Estratégico: Escolas de pensamento estratégico; a análise ambiental; valores, orientações corporativas, missão e visão estratégica; objetivos e Indicadores estratégicos; Portfólio de iniciativas; Cadeia de Valor e de Processos; Análise e melhoria de processos; Implementação de sistemas de medição do desempenho; Monitoramento e avaliação dos resultados; Gestão de Risco Empresarial.
Estratégias de Tecnologia e Inovação
Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. A Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Inovação e a Gestão do Conhecimento. O comportamento inovador e a cultura de inovação nas empresas de Construção Civil. O modelo Triple Helix: Governo-Universidade-Empresas. Modelo Neves de integração das ações de desenvolvimento tecnológico e inovação pela Universidade Empreendedora. O papel das empresas na Inovação Tecnológica. O papel da Universidade Empreendedora. A importância do incentivo ao Empreendedorismo nas empresas. A questão do perfil do empreendedor: as características do empreendedor. A utilização das Incubadoras de Empresas como estrutura de apoio à Inovação para as empresas.
Finanças Comportamentais
Origem da racionalidade; Eficiência de Mercado; Heurística e Vieses; Bolhas; Limites à Arbitragem; Teoria da Utilidade Esperada e Teoria das Perspectivas; Preferências; AssetPricing;CorporateFinance.
Finanças Internacionais
Os mercados financeiros internacionais. Relação entre juros taxa de cambio e inflação. Risco beta dos países. Analise e Avaliações de empresas multinacionais. As origens, história, tendências e o futuro.
Gestão de Projetos e Simulação (disciplina semi-presencial)
Conceito de projeto; Gerenciamento de Projeto; Objetivos da Gerência de Projetos; Planejamento do Projeto; Definição de escopo; Ferramentas de Gestão e Controle; Gestão do Cronograma; Orçamento; Uso do Ms Project®; Conceito de Simulação; Introdução à Teoria de Filas; Distribuições Estatísticas; Elementos de Modelagem; Tempos e Parâmetros de Simulação; Configuração da Coleta de Estatísticas; Estruturação Lógica da Simulação; Monte Carlo; Uso do Arena®.
Governo Eletrônico
Governo Eletrônico (E-Governo): Iniciativas, Modelos e Efeitos no Ambiente de Negócio.  Principais definições e Dimensões de Governo Aberto. Modelos de Maturidade de implementação de Governo Aberto. Implicações do Governo Aberto. Transparência e Transparência organizacional: Definições, Modelos, Requisitos e Desafios. Dimensões de participação e colaboração através de plataformas digitais. Dados Abertos: requisitos, implicações e possibilidades de modelos de negócio. Coprodução, co-design e políticas públicas: principais iniciativas, desafios e plataformas. Modelos de coprodução de serviços digitais baseados em dados abertos e participação.
Marketing de Serviços
Conceitos e modelos de marketing. Produto versus serviço. Planejamento de Marketing. Etapas do processo de marketing. A evolução da economia e o foco em serviços. A nova lógica dominante em serviços. Comportamento do Consumidor. Segmentação de Mercado. Motivações e decisão de compra. Envolvimento e experiência do consumidor. Criação de valor em pela co-criação. Sistema de entrega de serviços e produtos– blueprint. Qualidade de produto versus qualidade de serviços. Satisfação do consumidor. Definições e processo de CRM. Técnicas de CRM. Perfis de clientes. Reclamações e técnicas de recuperação. Precificação de produtos e serviços. Pesquisa de marketing. Pesquisa de satisfação e qualidade. Datamining para entendimento do comportamento do consumidor.
Microestrutura do Mercado Financeiro Brasileiro
Fundamentos e artigos clássicos; Informação nos marcados financeiros; Medição de custos de transação; Regras do mercado financeiro (EUA e Brasil); Design do mercado e estruturas alternativas; Identificação da natureza da transação. Probabilidade de ocorrência de informação privilegiada. Desequilíbrios entre compra e venda.
Modelagem de Negócios e “Startups”
Definição de startups. Elementos que compõem as “startups”. O processo de inovação. Stage-gate. Aceleradores. Internet das coisas. Investimentos. A trilha para construção de startups. Estudo de casos.
Opções e Mercados Futuros
O objetivo da disciplina é apresentar aos alunos do programa de pós-graduação os conceitos fundamentais de derivativos financeiros com enfoque em opções e mercado futuros. Incialmente introduziremos os conceitos fundamentais de negociação dos mercados financeiros e a importância dos mercados de derivativos para proteção dos agentes. O enfoque do curso será na estratégia de negociação com opções e no apreçamento pelo método binomial. O método de Black e Scholes será apresentado de forma qualitativa. Usaremos o software R para produzirmos o apreçamento de B\&S, volatilidade implícita e as gregas. Apresentaremos os fundamentos dos mercados futuros e a sua importância para os produtores de commodities. Faremos o apreçamento de opções sobre futuros usando o método binomial.
Pesquisa Operacional I (disciplina semi-presencial)
Introdução à pesquisa operacional; modelagem de problemas e classificação de modelos matemáticos; programação linear; PL em duas dimensões; solução gráfica; método simplex; dualidade; análise de sensibilidade; interpretação econômica; uso de pacotes computacionais; modelos clássicos e exemplos.
Pesquisa Operacional II (disciplina semi-presencial)
Modelagem de problemas e classificação de modelos matemáticos; dualidade; análise de sensibilidade; modelos de transporte e alocação; modelos de fluxo e localização; modelos de rede; programação binária, programação mista; uso de pacotes computacionais; modelos clássicos e exemplos.
Séries Temporais e Finanças Empíricas
O objetivo da disciplina é apresentar aos alunos do programa de pós-graduação os conceitos fundamentais de séries temporais e finanças empíricas. O curso abrange duas etapas. A primeira é dedicada ao estudo da metodologia Box &Jenkins, com os modelos ARMA e ARIMA sazonais. O enfoque do curso é voltado para aplicações práticas. Para tal será utilizado o software livre R. Não obstante, exemplos teóricos serão apresentados em sala de aula. A cada seção da disciplina serão elaborados pelos alunos trabalhos práticos. Ao final da primeira etapa o aluno deverá estar apto a conduzir os principais testes estatísticos em séries temporais, definir uma estratégia de estimação e seleção de modelos, e realizar previsões. A segunda parte do curso é voltada para os conceitos de séries financeiras. Os principais modelos de volatilidade condicional lineares e não lineares serão apresentados. Da mesma forma, faremos uso do software livre R e dos pacotes específicos de volatilidade. Ao final desta segunda etapa, o aluno deve estar apto a realizar o ajunte dos modelos de volatilidade em séries financeiras, realizar previsões e estimar o VaR de ativos financeiros.
Teoria Moderna de Carteiras
Risco e Retorno, Diversificação e gestão do risco em carteiras. Retorno de uma carteira, variância e covariância. Analise e Montagem de Carteiras formadas por ativos e passivos com e sem risco.   Carteira Alavancada.  Perfil do investidor e gestão de carteiras.  Otimização de carteiras. Analise de desempenho de carteiras administradas; Treynor e Sharpe.  Princípios de Diversificação. O Princípio de Markowitz. Fronteira da Eficiência. CML – Capital Market Line.
Transformação Digital
Sociedade da Informação. Impactos culturais e organizacionais da Internet: Cibercultura. Informatização da vida cotidiana e mundo dos “apps”. Plataformas digitais, origens e razões para seu crescimento. Inovação Aberta. Co-produção e co-design de serviços. Organizações digitais, seu surgimento e crescimento, mudança de uma posição de nicho para uma posição de ubiquidade nos negócios. Transparência organizacional como uma nova demanda das sociedades – implicações e desafios organizacionais. Modelos de negócio baseados em dados. A transformação digital como forma de sobrevivência organizacional. Cibercultura. Tecnologias para Inovação Digital: Big data, Computação em Nuvem e Internet das coisas. Características culturais de novas organizações digitais. Novas funções organizacionais do mundo digital. Desafios Organizacionais para a Transformação digital.
Tópicos Especiais em “Administração Brasilieira”
Tópicos atualizados na linha de pesquisa “Administração Brasileira” diferentes das disciplinas já definidas na estrutura curricular do curso.

 

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