+ 55 (21) 2629-9867 secretaria.spd.est@id.uff.br

Núcleo de Estudos de ADMINISTRAÇÃO BRASILEIRA

O Núcleo de Estudos de Administração Brasileira (ABRAS) do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) da Universidade Federal Fluminense (UFF) foi criado em 1988  no Departamento de Administração dessa Universidade como Grupo de Pesquisa em História Administrativa do Brasil. Transferido em 1996 para a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV), como Programa de Estudos de Administração Brasileira, este grupo de investigação acadêmica retornou à sua Instituição de origem em 2012. Seu objetivo central é o estudo do ‘espaço-dinâmica organizacional’ no Brasil como fenômeno histórico, político, econômico e cultural, isto é, como lócus singular e de (re)produção do simbólico sobre o trabalho societário, seu sítio de ocorrência e sua gestão, tendo como referência teórica principal o pensamento social e as interpretações do Brasil. O ABRAS lidera uma rede internacional com mais de 50 instituições e tem sido apoiado pelas CAPES. CNPq e outras instituições de fomento à pesquisa.

Translate »